Eliz Colucci está no mercado de eventos à frente do Grupo Styl Line de Comunicação, há mais de 20 anos, e nesse período adquiriu grande experiência na realização completa de eventos de inúmeros formatos. Neste Blog ela divide seu conhecimento com aqueles que procuram mais informações, para fazerem uma festa inesquecível e de grande de sucesso !

FINGER FOOD - O queridinho da vez





O QUE É FINGER FOOD

Traduzido do inglês FINGER é dedo, sim os dedos das mãos

 Existem duas versões para “finger food”, criado nos  Estados  Unidos perto dos anos 2000.

1.  O alimento para os dedos é alimento destinado a ser consumido  diretamente com as mãos, em contraste com os alimentos ingeridos com garfo e faca, colher, pauzinhos ou outros utensílios.
Opção para servir entradas frias



 2.  “Um dedo de comida” – servir pequenas porções de comida em vasilhas, potinhos
 Opção para servir variedade de pratos quentes



Como servir:

A primeira pode apresentar para os convidados muita variedade, utilizando pães, torradas, frios, queijos, legumes, carnes e peixes.
A segunda deve obedecer uma “ordem de entrada” começando por:
-  uma salada ( no verão ) ou um “consomê” na forma de um creme ou caldo leve  
( no inverno ).
- Uma massa seca ou recheada e com molho
- prato princial de carne ( branca ou vermelha ) e acompanhamentos ou risoto



QUANDO SERVIR

Para não haver erros, é importante saber em quais celebrações ele funciona perfeitamente: se a festa ou evento é para muita gente e também conta um tom mais informal, esse tipo de comida é perfeito, pois todos poderão se servir em pé e circular sem maiores problemas.
E se a sua ideia é fazer uma celebração tradicional e, mesmo assim, deseja oferecer Finger Food, a dica é servir a entrada nesse estilo e depois oferecer o prato principal. Exemplos de como isso ocorre e dá certo são as festas de casamento e formaturas. Essa união gera um serviço completo e que costuma agradar muito aos convidados!

Outra dica é optar pelo Finger Food para festas e comemorações realizadas em casa, assim você consegue deixar todo mundo à vontade para se servir, circular tranquilamente e colocar a conversa em dia. De quebra, no final não sobra uma pilha de louças para lavar.
Por fim, brunches (um horário intermediário entre o café da manhã e o almoço) e coquetéis realizados por empresas podem servir Finger Food pode ser bom custo beneficio.
Como esses encontros costumam ser rápidos, com cerca de 2h horas, se valer desse estilo de comida contribui para otimizar o tempo, pois enquanto todos prestam atenção em palestras ou estão conversando sobre o assunto em pauta, podem apreciar os quitutes oferecidos.
O QUE SERVIR COMO FINGER
Entre as opções que costumam funcionar perfeitamente nos mais diferentes tipos e tamanhos de eventos, estão os risotos, saladas e escondidinhos; são saborosos e agradam a todos os tipos de paladar. Uma aposta sem erros!
Os já tradicionais canapés também dispensam maiores apresentações, mas, para um toque mais gourmet, prefira recheios mais finos e sofisticados.
E as opções não se encerram por aí, não! Há muitas outras alternativas para complementar a sua festa: aposte em quitutes servidos no palito, como batatas com polvo a moda espanhola, abobrinha com mussarela
Outras delícias que costumam agradar, principalmente à criançada, são os mini-hambúrgueres, trouxinhas e empadinhas.
E, claro, os doces não podem ficar de fora desse cardápio, até porque toda celebração precisa de uma dose de açúcar, que todos adoram!
Quanto a isso, docinhos servidos em copinhos são ótimas alternativas, basta escolher os sabores preferidos. Mas se você quer uma dica: geralmente, tudo o que tem chocolate faz sucesso. Procure alternativas nessa direção, mas não fique só nela.
 Dica da Eliz é um trabalho informativo de Eliz Colucci, para a preparação de festas e eventos sociais e corporativos