Eliz Colucci está no mercado de eventos à frente do Grupo Styl Line de Comunicação, há mais de 20 anos, e nesse período adquiriu grande experiência na realização completa de eventos de inúmeros formatos. Neste Blog ela divide seu conhecimento com aqueles que procuram mais informações, para fazerem uma festa inesquecível e de grande de sucesso !

Os tipos de eventos corporativos


7 tipos de eventos 
para a sua Empresa
A participação em eventos é uma forma de incentivar os funcionários de uma empresa a aumentarem a produtividade e a se comprometerem com o trabalho. Existem diversos tipos de eventos corporativos e cada um deles tem as suas características específicas. 
Esses encontros ajudam a quebrar a rotina da empresa, promovendo a renovação da energia dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam mais motivados e contribuam, também, para o engajamento da equipe.
Quer saber mais sobre esses encontros? Então, continue lendo esse texto e confira sete tipos de eventos para a sua empresa.

1. Confraternizações e Comemorações

Geralmente, esses eventos são feitos em datas comemorativas ou importantes para a empresa. Assim, as confraternizações ou as comemorações podem ser organizadas para celebrar o final do ano, quando alguma meta é atingida ou no fechamento de algum negócio relevante, por exemplo.
A organização de eventos desse tipo costuma ser feita pela própria empresa. Porém, dependendo do porte da celebração, pode haver a necessidade de contratar os serviços de uma empresa especializada em promover eventos.

2. Treinamentos

Os treinamentos têm como objetivo ajudar com o desenvolvimento profissional dos funcionários em uma determinada área. Eles podem ser feitos para passar novos conhecimentos ou relembrar práticas que os colaboradores precisam aplicar no trabalho.
Podem ser dados por funcionários da empresa, geralmente os de alto escalão ou os mais experientes, ou podem ser conduzidos por especialistas que dominem assuntos que a empresa considere essenciais ao desempenho de seus colaboradores.

3. Workshops

Os workshops podem ser traduzidos como oficinas, e neles são realizados trabalhos práticos. Eles podem ser organizados de forma que haja a apresentação de um determinado assunto, seguido de debates sobre o tema e, finalmente, o desenvolvimento de um trabalho prático em grupo.
Os workshops promovem um ambiente mais extrovertido e estimulam o trabalho coletivo. Por isso, acabam assumindo um caráter mais dinâmico.

4. Seminários

Os seminários são reuniões nas quais temas relativos à empresa são tratados com profundidade. Esses encontros têm como objetivo promover a troca de informações e experiências entre os funcionários.
Costumam ser organizados semestralmente ou anualmente e os funcionários são os protagonistas do evento, pois são eles que ficam responsáveis pelas apresentações e pela condução de discussões e debates.

5. Congressos

Os congressos são eventos de grande porte que têm como objetivo reunir os membros da empresa para incentivar seu desenvolvimento cultural e científico.
Para realizar esse evento, é necessário abordar uma temática específica e do interesse dos colaboradores. Muitas vezes, é preciso contar com um (ou mais) especialista ou pessoa de referência que possa aportar visões diferentes ou possa apresentar contribuições e soluções inovadoras na área de atuação da empresa.

6. Palestras

As palestras são eventos de curta duração, onde um especialista faz uma apresentação sobre um tema relevante para o público e, a seguir, passa a palavra aos ouvintes, para responder as dúvidas que tenham sobre o assunto abordado.
Para organizar esse evento, é preciso escolher um bom ambiente (como um anfiteatro ou outra sala com boa acústica), além de organizar, com antecedência, os materiais de apoio que forem necessários. Se a palestra for de manhã ou no meio da tarde, é interessante oferecer um coffee break.

7. Convenções

As convenções são encontros entre profissionais de diferente empresas, mas que atuam em uma mesma área. Eles se reúnem, geralmente, para promover o lançamento de produtos, realizar vendas ou organizar premiações.
Esse tipo de evento também conta com a participação de pessoas para debater assuntos do interesse dos profissionais daquele ramo de atuação.
Dentre diversos outros tipos de eventos corporativos, listamos aqui os mais comuns entre as organizações na hora de difundir e potencializar o trabalho da empresa. Gostou das nossas dicas? Compartilhe este texto nas redes sociais e ajude seus colegas que precisam organizar eventos empresariais!
Essa é uma dica de Eliz Colucci
Fonte - Aqui