Eliz Colucci está no mercado de eventos à frente do Grupo Styl Line de Comunicação, há mais de 20 anos, e nesse período adquiriu grande experiência na realização completa de eventos de inúmeros formatos. Neste Blog ela divide seu conhecimento com aqueles que procuram mais informações, para fazerem uma festa inesquecível e de grande de sucesso !

Ceia de REVEILLON



CEIA DE REVEILLON

A festa de passagem de ano é muito comemorada e repleta de misticismo e simpatias, porque afinal de contas, todos nós desejamos que o novo ano seja promissor. Mas a maioria das pessoas não conhece o significado da escolha dos pratos para a ceia e suas origens oriundas de outras culturas, como a portuguesa e a italiana por exemplo, que chegou até nós através da imigração dos povos desse país, desde o descobrimento e acentuado no século IX. Veja abaixo o que descobri, após muitos anos e muitas festas realizadas.

 TRADIÇÕES DE REVEILLON para a CEIA

1. Comer Lentilhas 

A lentilha possui um grão redondo que se assemelha a moedas e por conta disso se habituou a comê-las no Réveillon, em várias partes do mundo. Essa tradição deve ter chegado no Brasil com os portugueses e com os imigrantes  italianos no século 19.
A lentilha representa fartura e prosperidade e a tradição manda que seja comida à meia noite e com uma nota de dinheiro embaixo do prato, porque afinal, dinheiro chama dinheiro !

2. Comer Macarrão


Em muitas culturas asiáticas o macarrão simboliza uma longa vida. É importante não cortá-los em tamanhos menores. Você deve tentar ingerir os fios inteiros e, assim, terá sorte.

3. Comer Peixe


Muitas culturas acreditam que os peixes trazem boas vibrações. Os japoneses acreditam que eles são um símbolo de fertilidade por conta de sua capacidade de produzir toneladas de ovos. Os suecos também comemoram a virada do ano com uma abundância de frutos do mar, incluindo pratos em conserva.

4. Comer Uvas


Na Espanha, as pessoas têm costume de comer 12 uvas à meia-noite, uma para cada batida do relógio. O objetivo é comê-las antes do início do novo ano. Alguns acreditam que a doçura de cada uva prevê como cada mês será. Por exemplo, se a terceira uva é amarga, março pode ser um mês difícil. A tradição começou em 1909, quando houve uma grande produção da fruta no país.

5. Comer Carne de PORCO

Para a maioria das culturas asiáticas a carne de porco, como o pernil ou lombo, representa progresso, e por isso esses povos colocam o prato com carne de porco, bem no centro da mesa. Todos os convidados se servem de um pedaço e nesse momento fazem seus pedidos. 

SUGESTÃO DE CARDÁPIO para ceia de Réveillon

Para um jantar na época quente do verão e que será consumido tarde da noite, o ideal são pratos simples e na sua maioria frios.

Entrada            Saladas de folhas e legumes crus
                        Saladas de legumes cozidos ao azeite
                        Cuscuz ( de camarão ou legumes ou frango )
                        Salada de batatas

Principal         Risoto ( existem vários tipos )
                        Massa recheada tipo canelone ou capelleti
                        Peixe ou Porco ( pernil/lombo )   assados

OBS – A tradição manda não comer “carne de ave” na ceia porque eles andam  pra trás. Já o porco é sinônimo de progresso e o peixe sinônimo de fertilidade.

Sobremesa   Salada de frutas com sorvete



SUGESTÃO PARA DECORAÇÃO

Além das lâmpadas de Natal podem abusar de flores e balões metalizados, escolhendo sempre a  core  branca  e prata ou dourado.

Outra ideia legal é pintar garrafas vazias com tinta spray. O efeito
É lindo e ajuda a acomodar as flores.




Dica da Eliz, para sua festa de reveillon